quarta-feira, 21 de março de 2018

100 ANOS DE JOSÉ RAMALHO


Há exatamente 100 anos nascia um dos maiores ícones da história de Esperança, no dia 21 de março de 1918 José Ramalho da Costa vinha ao mundo com o propósito de revolucionar e inovar os tempos de outrora.

E na noite desta terça-feira (20) a Câmara Municipal fez uma justa homenagem ao grande José Ramalho. Em Sessão Solene alusivas ao centenário de José Ramalho da Costa.

Vereador Roberto Anísio (a esquerda) autor da Propositura entregando a Comenda ao autor da Biografia de José Ramalho o escritor e historiador Inácio Gonçalves

A propositura de autoria do Vereador Roberto Anísio foi de imediato subscrita por todos os vereadores. José Ramalho da Costa que foi um ícone do esporte e um grande empreendedor na cidade de Esperança, fazendo parte de nossa história. "Uma homenagem justa para aquele que faz parte da história esperancense como um simbolo do esporte em nossa cidade." acrescentou Roberto Anisio.

Na ocasião também foi realizada o lançamento do livro que conta a história de JOSÉ RAMALHO DA COSTA, escrito por Inácio Gonçalves, historiador de formação. Foi entregue comendas a todos da família Ramalho e ao escritor da Biografia.

Filhos de José Ramalho da Costa

"Um homem a frente de seu tempo". Foi assim que os que estiveram presente o definiram, reconhecendo a sua grande capacidade empreendedora e seu amor pelo esporte de nossa cidade.

Antonio Ailson filho de José Ramalho em seu discurso

Edmilson Nicolau ex-presidente do América F. C. depois de José Ramalho o mais apaixonado pelo clube.

Comenda ofertada pela Câmara Municipal a todos da família Ramalho e ao autor da Biografia.





Um breve relato de sua vida:

José Ramalho da Costa foi um dos dos principais comerciantes do ramo de estivas e cereais de Esperança, iniciou no comércio muito jovem, tinha apenas 25 anos de idade. No campo social, presidiu o antigo Esperança Clube em 1950, Amante do esporte e do futebol local, assumiu a presidência do América F. C. em 1954, criando o Departamento Esportivo e contribuindo em muito na construção do seu estádio.

Na política, foi Vice-prefeito na administração de Arlindo Carolino Delgado, eleito pelo PSD para o período de 1959 -1963. Faleceu no dia 15 de novembro de 1965, aos 47 anos de idade, na cidade do Recife/PE, e deixou muitas saudades. O último registro que se tem dele em campo foi durante a abertura do torneio de futebol juvenil, ocorrido naquele ano.

No ano de 2004 o Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal prestou homenagem a José Ramalho onde na oportunidade lançou o selo em homenagem a ele e ao América Futebol Clube.

Reprodução do selo em homenagem ao América e José Ramalho

Fotos: facebook do vereador Roberto Anísio / Clube Filatético Maçonico do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário