segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

As Crônicas do América Futebol Clube

   A partir de hoje divulgaremos um pouco da história do América Futebol Clube de Esperança, não temos todos os relatos de sua história mas com a colaboração de amigos e amantes desta equipe tentaremos narrar um pouco da história deste grande clube paraibano e do seu maior amante o Sr. José Ramalho da Costa.

   O América foi criado no dia 21 de abril de 1946 e mandava seus jogos no campo da Lagoa, em 1954 foi inaugurada a cerca de aveloz do referido campo. O jogo era muito esperado pela comunidade esperancense pois como adversário o América teria a forte equipe do Campinense Clube de Campina Grande.

Jogo de inauguração da cerca de aveloz no campo da lagoa entre Campinense de Campina Grande e América, destacando-se os jogadores do América o capitão Gilvan, Máfia e Chico de Pitiu. Na ocasião Miss América Senhorita Eva, Joadiva Brandão, Esmengarda e Chike Batista.

   Em 1952 foi eleita a primeira Diretoria Provisória tendo como Presidente José Janduí Lima em 1953 o América foi registrado em cartório com estatuto.
   No ano de 1954 foi eleito o terceiro presidente do América Futebol Clube, José Ramalho da Costa sucedendo Francisco Cláudio de Lima ( Chico de Pitiu), foi criado o departamento autônomo de futebol, continuava os jogos no campo da lagoa, uma das metas do novo presidente era a construção de um estádio de futebol.

Foto da solenidade de posse no salão nobre da prefeitura Municipal de Esperança.

   Ainda em 1954 o sonho do estádio do América começa a ser realizado, com muito empenho e ajuda de alguns amigos José Ramalho inicia a construção da casa do Mequinha.

1954 em construção o estádio de futebol do América em Esperança.

Fachada principal em construção.

Construção do gramado.

O estádio em fase de conclusão.

   Dois anos após o início das obras o grande sonho de José Ramalho era realizado, no dia 22 de janeiro de 1956 seria inaugurado o Estadio do América que passaria a se chamar com todo mérito de Estádio José Ramalho da Costa dessa vez a equipe adversária era na época uma das mais fortes equipes do estado o Treze de Campina Grande que trazia a Esperança craques de nome como Harry-Carel, Urai, Arrupiado, Mário, Zezinho e outros, já do lado Americano Manoelzinho, Gilvan, Sevi, Adauto... todos dispostos a brindar a torcida esperancense com uma grande exibição de futebol.

TODOS AO ESTÁDIO!
Panfleto oficial da inauguração do Estádio José Ramalho da Costa em Esperança 22 de janeiro de 1956.

Toda a matéria tem a colaboração exclusiva de Antônio Ailson ,filho do saudoso José Ramalho.

Um comentário:

  1. Agora com a pesquisa, a gente encontra o que procura e pode comentar com mais facilidade.
    Parabéns pelos registros e pela memória que garante a permanência para as novas gerações!

    ResponderExcluir