segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ATLETA PICUIENSE MARIA LUZINEIDE É OURO NA COPA DO MUNDO DE HALTEROFÍLISMO PARALÍMPICO.


O Brasil começou a Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico com a conquista da medalha de ouro por uma mulher na manhã do último dia (21). Natural de Picuí, na Paraíba, Maria Luzineide Santos de Oliveira, que pesa 44,99 quilos (kg), levantou 83 kg e ficou em primeiro lugar no pódio. A competição faz parte do calendário de eventos-teste dos Jogos Paralímpicos e os índices obtidos podem classificar os atletas.

"A sensação é de missão cumprida, porque é resultado de muito trabalho e de que realmente valeu a pena deixar fins de semana e feriados para se dedicar aos treinos", disse Maria Luzineide, que treina de segunda a sábado, entre três e quatro horas diárias.

As atletas que ficaram em segundo e terceiro lugar levantaram um peso maior, mas Luzineide ficou em primeiro devido a um cálculo que leva em consideração o peso de cada uma, já que as categorias leves femininas foram unificadas para a competição.

Na segunda posição, ficou a chilena Camila Campos, que levantou 86 kg e pesa 53,92 kg. A sul-africana Chantell Stierman levantou 87 kg, mas ficou na terceira posição por pesar 59,44 kg.

A etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo é a primeira de 2016. Depois dela, haverá ainda competições na Malásia e em Dubai, no mês que vem. Em ambas, os atletas podem obter índices paralímpicos, já que o prazo máximo para se classificar é 29 de fevereiro.

Em entrevista logo após a premiação, Luzineide destacou que a medalha a deixa em uma posição mais confortável em relação à classificação. Ela contou que treinou para levantar mais de 87 kg, pois sua marca atual é 86 kg, mas não conseguiu atingir esse peso na competição de hoje.

"A gente precisa de muita força, técnica e concentração", comemorou a atleta, por ter levantado quase o dobro de seu peso corporal. Cadeirante em consequência de uma poliomielite contraída aos 2 anos de idade, a paraibana está há 15 dias longe da filha Luana, de 6 anos. "A saudade é muito grande", contou ela, que mora com a filha em Natal.

Para a atleta, o reconhecimento é a realização de um sonho que começou bem cedo, quando ainda morava em Picuí. "Na minha infância, eu era reconhecida como a aleijada, e eu queria mudar isso. Eu via o mundo muito amplo para que eu ficasse só na cidade em que eu nasci", afirmou. "Sou reconhecida como uma guerreira, e isso é muito importante para mim", completou Luzineide.


Maria Luzineide Santos nasceu em picuí-PB naquele dia 03/05/74 nasceu uma linda menina saudável e sapeca quando aos dois anos de idade veio a surpresa para sua família ficou doente e finalizou com poliomielite comprometendo os membros inferiores mas isso não impediu o seu direito de ir e vir pois sua força de vontade e o carinho da família foi maior.

Cresceu estudou trabalhou, fazia fisioterapia e natação como trabalho de reabilitação tornou- se uma atleta na natação conquistando sua 1° medalha pelo Prodef em João Pessoa-PB depois veio a Natal passear foi onde conheceu a Sadef e logo encontrou o apoio que precisava e ao se tornar membro do clube no ano de 2004 deu início na natação mas logo se apaixonou pelo halterofilismo e desde então tornou -se uma das melhores atletas do Brasil e do mundo trazendo grandes conquistas para o nosso estado como 2º lugar no mundial realizado no rio janeiro em 2005, 4° lugar na Coreia do Sul,4º lugar no Para-Pan no rio janeiro em 2007 , 5°lugar nas paraolimpíadas de pequim na China em 2008, em 2009 parou pra conquistar seu maior troféu casou-se e logo em seguida veio sua filha linda Luana que é quem lhe motiva ainda mais 2010 voltou com tudo campeã Brasileira 2011 6º lugar no para-pan americano em Guadalajara,2012 ficou em 6º lugar no mundial de Dubai , no ano de 2013 foi campeã Brasileira e mundial em fortaleza-CE .

Fonte: freimartinhoesporte.blogspot.com.br / Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário