terça-feira, 16 de abril de 2013

América Futebol Clube faz mais um ano de existência

      Sem ter muito o que comemorar o América Futebol Clube fará no próximo domingo dia 21 de abril 67 anos de existência.

        Fundado em 21 de abril de 1946 pelo então comerciante e apaixonado por futebol, José Ramalho da Costa que também construiu o estádio para o time que leva o seu nome, o América foi referência no futebol paraibano ao longo de sua história onde disputou a 1ª divisão do futebol paraibano na década de 70 e inclusive, da série C do Brasileiro em 1994 e ocupa a 308ª posição no ranking da CBF. Em 1991 o time foi convidado a fazer uma excursão pela Europa e jogou com várias equipes da Espanha e Marrocos onde sagrou-se campeão de alguns torneios entre eles o Tereza Herrera importantíssimo torneio de verão disputado na época, feito esse a mais importante conquista do time até os dias de hoje, infelizmente os troféus conquistados na Europa estão em poder de alguns diretores da época e não na sede do clube ou expostos em algum lugar público.


Construção da Arquibancada do Estádio


 Vista frontal do estádio do América em construção


Troféu Tereza Herrera

Há quem diga que o América também conquistou o Ramon de Carranza, mas fica a pergunta "onde estão os troféus"?

       Hoje o América não figura entre os grandes do Estado, sem disputar nenhuma divisão do paraibano vive somente da equipe de veteranos que foi responsável pela última conquista importante da equipe a Copa Rural para Veteranos em 2008/2009 realizada pela Rádio Rural de Guarabira que já tinha sido vice-campeã no ano de 2006/2007 da mesma competição.



       O América também disputou por vários anos a Liga Campinense de Juniores, formando excelentes equipes e revelando ótimos jogadores para a nossa região, mas com a simplicidade da geração de 90 conquistou o melhor resultado da competição trazendo para Esperança o 3º lugar no geral, vencendo equipes quase imbatíveis como o Trezinho (Treze F. C.) e Rapozinha (Campinense Clube). Hoje as divisões de base do clube não existem mais.


Equipe de Juniores dos anos 90, conquistando o melhor resultado da Liga Campinense de Futebol Juniores.

Em pé: Srº Edmilson, Rochinha, Djair, Coninho, Fábio, Bila, Nenem, Pequeno, Manoel, Zé Henriques e Joacil.
Agachados: Marquinho, Netinho, Geomarcos, Etinho, Pelé de Uá, Dilson e Nego.
Faltaram na foto: Negrito, Iderlânio e Nelson.

        Nós torcedores americanos esperamos um dia ver o nosso Mequinha na primeira divisão do Paraibano, mas sem apoio do poder público e privado fica difícil isto se tornar realidade, esperamos que tanto o público, o privado e os diretores que ali estão vejam com bons olhos o progresso do nosso querido América e não deixe o legado que José Ramalho da Costa deixou para Esperança e todos os esperancenses simplesmente se acabar com o tempo.

       A diretoria programou para domingo um jogo entre América Master x Botafogo Master de João Pessoa na parte da manhã no Estádio José Ramalho da Costa. Após o jogo haverá o tradicional comes e bebes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário