sexta-feira, 29 de agosto de 2014

América na Série "C" do Brasileirão

  
  Há exatamente vinte anos o América de Esperança participava pela primeira e única vez da série C (terceira divisão) do Campeonato Brasileiro, com uma boa equipe o América dava gosto de se ver jogar e deixava sua torcida orgulhosa dos embates dentro de campo.

   O América estreou na competição no dia 21 de setembro numa quarta-feira contra a equipe do ABC-RN na cidade de Natal perdendo pelo placar de 3 x 1, em seguida no dia 25 de setembro enfrentou o Souza no Amigão em Campina Grande e venceu pelo placar de 2 x 1 este jogo foi no Domingo, marcando seus primeiros pontos na competição, depois saiu para cidade de Souza no sertão da Paraíba no jogo de volta, perdendo pelo placar de 3 x 1. Na sexta rodada o América recebeu o ABC no Amigão e venceu a equipe Potiguar pelo placar de 2 x 1, este jogo foi no dia 16 de outubro também no Amigão marcando quatro pontos e classificando-se para fase de mata-mata.

   O América estava no grupo 1 junto com Souza e ABC de Natal.


   Na segunda fase o América enfrentou o terceiro colocado do grupo dois a equipe do Vitória de Pernambuco e fora de casa surpreendeu vencendo o seu adversário pelo placar de 2 x 0 em plena Santo Antão no dia 23 de outubro, e trouxe uma boa vantagem para a Paraíba. 
   Mas no jogo de volta no fatídico 30 de outubro o América que podia perder de 1 x 0 ou levar dois e decidir a vaga nos pênaltis não conseguiu demonstrar o grande futebol que vinha mostrando na competição e perdeu a partida pelo placar de 3 x 0. Alguns relatos na época falavam que o América tinha entregado o jogo porque não tinha mais dinheiro para continuar na competição que naquela oportunidade era uma competição cara e a CBF não ajudava em nada.

   Neste mesmo ano o América também participou do campeonato paraibano e fez uma excursão pela Europa, mais precisamente na Espanha e Marrocos onde sagrou-se campeão de quatro torneios que talvez sejam as maiores conquistas da equipe esperancense e hoje não se sabe onde foi parar os troféus conquistados em terras europeias.

   A competição teve 41 participantes com 178 jogos, 396 gols média de 2,22 gols por partida, maior goleada Novo Horizontino 5 x 0 na Ferroviária e no Atlético de Sorocaba, o melhor ataque Novo Horizontino com 35 gols, a melhor defesa o Vitória do Espirito Santo tomou apenas 2 gols, o pior ataque o Atlético de Sorocaba 0 gols, a pior defesa o Maruinense de Sergipe 17 gols sofridos e o campeão foi o Novo Horizontino tendo como vice o Ferroviário ambos do Estado de São Paulo.



   Com essa participação no Campeonato Brasileiro da série C o América ainda se encontra no ranking da CBF na 308ª posição a frente de equipes como o Guarabira-PB, Flamengo-PE, CFZ-RJ, Macaé-RJ, Ipiranga-RS, Passo Fundo-RS, Araçatuba-SP, Matonense-SP, Mirassol-SP dentre outras de menor expressão.

   "Momentos que jamais iremos rever nos anais do nosso querido Mequinha".

Fonte: CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário