quarta-feira, 1 de abril de 2015

Curiosidades do Futebol!

A HISTÓRIA DA NUMERAÇÃO NAS CAMISAS DE FUTEBOL

   Hoje considerado um detalhe comum e imprescindível no futebol e em vários outros esportes, o número estampado nas camisas dos jogadores teve um início, no mínimo, curioso.

Para orgulho dos britânicos, oficialmente a primeira vez registrada que dois clubes de futebol usaram numeração em suas camisas foi na Final da FA Cup em partida entre Manchester City e Everton, no dia 29 de abril de 1933. A intenção dos organizadores do torneio em aplicar a numeração nas vestimentas foi facilitar a identificação dos jogadores para os treinadores, torcedores e narradores de rádio.

  Para não “confundir” os interessados, as duas equipes decidiram “dividir” a utilização dos números, ou seja, o Everton (clube da cidade) usou camisas de 1 a 11 e o Manchester ficou com 12 a 22.

  Em Wembley Stadium, o Everton bateu o time de Manchester por 3 a 0, com gols do James Dunn (Camisa 8), Dixie Dean (Camisa 9) e Jimmy Stein (Camisa 11).

   Mesmo que de forma tímida e cuidadosa, esse feito foi algo revolucionário para a época, visto que a maioria dos praticantes do esporte se negava a usar números em suas camisas, alegando que isso era coisa de presidiário.

Após a final, a Federação britânica de Futebol cogitou implantar em definitivo esse esquema de numeração, mas isso só ocorreu em 1939. O sucesso foi enorme, tanto que a Fifa viria obrigar as seleções a utilizarem essa ferramenta na Copa de 1950.

O QUESTIONAMENTO AUSTRALIANO

  Os australianos defendem que em 1911 em uma partida de “futebol australiano” (Aussie Rules – esporte praticado na Austrália, que lembra ligeiramente o rugby ) as equipes do Sydney Leichardt e HMS Powerfull entraram em campo com numerações diferentes em suas costas pela primeira vez na “história do futebol mundial”. Entretanto, não existem documentos que comprovem esse feito.

  Curiosidade: Existem relatos que anos antes, Arsenal x Hillsborough utilizaram a numeração nas camisas, mas não existe nenhum registro oficial.

Fontes e fotos: http://www.crosbyherald.co.uk/
http://www.historicalkits.co.uk/
http://super.abril.com.br/
Gol de Canela Futebol Clube


Nenhum comentário:

Postar um comentário