quinta-feira, 16 de abril de 2015

Quem inventou a “retranca” no futebol?

CURIOSIDADES DO FUTEBOL

Tudo começou no Grasshopper Club da Suíça. Na época comandada pelo austríaco Karl Rappan, a equipe de Zurique ficou conhecida na década de 30 por jogar atrás da linha de meio-campo, esperando pelo rival, ocupando estrategicamente todos os pontos de ataque do rival, com extremos transformados em falsos laterais. O objetivo era evitar que a bola se aproximasse demasiado da baliza e recuperá-la no miolo, para depois provocar rápidos contra-ataques contra a descompensada equipe rival.

Dessa forma, o esquema defensivo do Grasshopper conseguiu dar ao clube 5 títulos nacionais em 8 temporadas, fazendo Karl Rappan ficar conhecido nacionalmente. Tanto que em 1937, ele foi convidado para assumir a seleção suíça na Copa que aconteceria no ano seguinte.

Copa de 1938 – O mundo conhece o ferrolho suíço

Na Copa do Mundo de 1938, Karl Rappan percebeu que, apesar de tecnicamente limitados em relação aos jogadores de outros países, os suíços eram mais fortes e duros. Assim, usando a sua experiência no Grasshopper, ele introduziu um sistema táctico mordaz que, antes de qualquer outra coisa, impedisse o adversário, teoricamente superior, de jogar.

Apenas um homem ficava na frente (no caso Abegglem) para puxar contra-ataques. Quatro defensores, um líbero, dois meias e dois pontas (um recuado e outro ofensivo). Basicamente um 4-4-1-1.

Com esse esquema pesado, a Suíça impressionou a todos derrotando a Alemanha na primeira rodada do torneio (após um jogo desempate) e só caiu diante da forte Hungria de György Sárosi.

A partir desse momento, o esquema inovador apresentado por Karl Rappan virou referencia de eficiência defensiva. Tanto que, ao longo dos anos, algumas variações deste sistema são adotadas até hoje, como a famosa marcação sob pressão utilizada por alguns técnicos europeus e até brasileiros.

Fonte: Livro das Copas – De Lúcyo Velloso Ribas
           Gol de Canela Futebol Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário