quarta-feira, 17 de junho de 2015

Curiosidades do Futebol. Entenda o significado das marcações de um campo de futebol.

O campo para a prática do futebol oficialmente deve ser composto de um espaço com grama (natural ou sintética) em forma retangular, com duas linhas localizadas ao longo do terreno chamamos de linhas laterais e que as outras são chamadas linhas de fundo.

Porém, existem algumas outras marcações com finalidades diferentes, como por exemplo, a pequena área ou a bandeirinha de escanteio. Um campo de futebol tem várias marcações, entretanto algumas com finalidade.

Linha Lateral – Serve para delimitar o espaço final de jogo nas laterais. Se a bola ultrapassar essa linha deve ser cobrado o lateral;

Linha de fundo – Marca o espaço máximo do gol, se a bola ultrapassar essa linha fora do espaço do gol deve ser marcado pelo juiz a cobrança de um escanteio ou tiro-de-meta. Se a bola passar pelo espaço do gol, então é assinalado gol;

Linha de meio-campo – é a marcação que define os campos de jogo de cada equipe;
Ponto Central – é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida;

Círculo central – Sua finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar a bola em jogo, sem interferência do adversário. Somente os cobradores podem ficar dentro do círculo nos instantes do primeiro toque no começo ou reinicio do jogo;

Grande área – Marca o espaço onde o goleiro pode usar as mãos para defender sua meta e também onde faltas podem se tornar penalidade máxima;

Pequena área – com um diâmetro de 5,5m, seu objeto é delimitar o espaço para a cobrança de um tiro de meta. Outra finalidade para esse espaço é na cobrança de tiro-livre indireto dentro da área para orientar o juiz no posicionamento da bola e da barreira.

Meia-lua (grande área) – tem como finalidade determinar a distância exata de 9,15m para que nas batidas de pênaltis os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças não ultrapassem essa distância.

Tiro penal (Marca do Pênalti) – Existe para marca a distância de 11m até a linha do gol para a cobrança de pênaltis;


Arco do escanteio – Conhecido também como marca de escanteio, esse espaço serve simplesmente para marcar onde deve ser cobrado o escanteio.


Bandeirinha de canto – Tem como finalidade facilitar a definição de escanteio/tiro-de-meta e lateral, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de lado e fundo.
Quando a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta, pois ele é um objeto neutro.


Fonte: goldecanelafc

Nenhum comentário:

Postar um comentário