Como surgiu o termo “gandula” no futebol?
Bernardo José Gandulla nasceu em Buenos Aires no dia 1 de março de 1916. Para o futebol surgiu no Club Ferro Carril Oeste, equipe no qual despertou o interesse do Vasco da Gama, que o contratou em 1939 com status de estrela.
Infelizmente, devido a problemas com a legislação esportiva da época que não era muito clara sobre transferências internacionais, o atacante ficou impedido de jogar pelo clube cruzmaltino. Então, com o intuito de recuperar o ritmo de jogo, ele voltou ao futebol argentino no ano seguinte, para vestir a camisa do Boca Juniors.
Com sua rapidez e extremo faro de gol, ajudou os xeneize a se tornarem duas vezes campeões argentinos (1940 e 1943).
Em 1944, depois de se recupera de uma grave lesão, Gandulla resolveu voltar ao Ferro Carril Oeste, clube que o revelou para o futebol. Após duas temporadas, foi contratado pelo Club Atlético Atlanta onde encerrou a carreira aos 32 anos. Foram ao todo 249 partidas e 123 gols marcados.
Depois de pendurar as chuteiras, Gandulla ainda se aventurou na função de técnico. Acumulou passagens pelo Defensores de Belgrano e Boca Juniors. Veio a falecer em 1999, aos 83 anos, vítima de problemas respiratórios.
E como surgiu o termo?
Bernardo José Gandulla |
Em sua passagem pelo futebol brasileiro, Gandulla não conseguiu atuar pelo Vasco devido a problemas burocráticos. Todavia, para ajudar o clube de alguma forma, ele se dedicava em buscar as bolas que saíam de campo, como forma de agilizar a retomada de jogo.
Assim, a partir do seu ato, todos os homens ou crianças que eram escalados para esta função começaram a ser chamados de “gandulas, em homenagem ao argentino.
Fonte: Site Marcelo Dieguez
Fotos: Net Vasco e Impedimento.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário