Como surgiu o “volante” no futebol?
Carlos Volante |
Em um time de futebol, o volante é conhecido aqui no Brasil como aquele jogador que faz o primeiro combate no meio de campo, responsável por ajudar a defesa. Mas o que poucos sabem é que essa expressão surgiu em homenagem a um argentino chamado Carlos Martin Volante, o Volante, que jogou pelo Flamengo entre as décadas de 30 e 40.
Sua passagem pelo rubro-negro ficou marcada pela raça e vibração que ele apresentava dentro de campo. Era um meio-campista que se doava na marcação e sempre incentivava os seus companheiros a nunca desistirem da jogada. Assim, com essa maneira diferente na época de jogar, Volante ajudou a equipe a conquistar três títulos cariocas (1939, 1942 e 1943) e de quebra acabou dando nome a todos os meios campistas que jogam nesta função.
O curioso é que ele chegou ao Flamengo de uma maneira bem inusitada. Durante a Copa do Mundo de 1938 da FIFA, realizada na França, ele foi contratado pela delegação brasileira para trabalhar como massagista (Na época ele jogava pelo CA Paris). O medo da Segunda Guerra Mundial e um bom relacionamento construído com os jogadores brasileiros fizeram a transferência de Volante para o rubro-negro, onde ele jogaria ao lado de Domingos da Guia e Leônidas da Silva.
Após encerrar a carreira, trabalhou como treinador em diversos clubes do Brasil como Internacional, Vitória (onde foi bicampeão baiano e ajudou no fim do jejum de títulos do rubro-negro baiano em 1953) Bahia (onde comandou o time no jogo extra da final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1959 consagrando-se campeão brasileiro) entre outros.
Carlos Volante veio a falecer em 1989, aos 79 anos. Todavia, tem seu nome eternizado na história do futebol brasileiro.
Por: Jonathan Silva
Foto: Livro a Nação
Fonte: goldecanelafc.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário