quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Em Santa Cecília - PB futebol amador cresce em meio a sonhos e dificuldades

O futebol é símbolo de alegria e inspiração. Ser jogador profissional é um sonho de muitos jovens, principalmente no Brasil, um país com tantos nomes de destaque na área. Ter a oportunidade de tentar a carreira profissionalmente é para poucos, com isso, o que era um sonho se torna um hobby, uma oportunidade de confraternizar, rever os amigos e praticar alguma atividade física.

Foto: Reprodução/Facebook
Na Paraíba não é diferente, com as dificuldades diárias, muitos adolescentes deixam sonhos de lado e vão em busca de sustento. Da vontade de reunir a comunidade nasce o futebol amador. O Atlético Futebol Clube de Santa Cecília (AFCSC)  é um exemplo disso, o segundo time mais antigo da cidade do interior paraibano, surgiu há 23 anos.

Segundo João Paulo da Silva, técnico do time e um dos fundadores, “com o passar do tempo a cidade foi crescendo e mais atletas foram surgindo. Por nossa família ser grande, seis irmãos, e mais um de criação que jogava bola, tínhamos metade de um time. O Atlético nasceu dessa necessidade”.

Para ele, uma das dificuldades enfrentadas pelo time, além da financeira é a de estrutura. “O campo municipal Manoel de Lima, onde ocorrem os treinos todas as terças e quintas-feiras era ótimo, um dos melhores da região, porém desde 2013 ele está precisando de reforma. Hoje ele não esta ruim, está irregular”, afirma João Paulo.

Edmilson Lima Da Silva, presidente do time e Erasmo Lima da Silva Vice-presidente, frisam a importância do apoio que recebem dos jogadores. “Contamos atualmente com 22 atletas, porém sempre tá chegando mais gente, principalmente filhos e irmãos de jogadores. Não pagamos salários.”

José Diego Da Silva, volante, atleticano há cinco anos, destaca um momento importante na história do time. “Com 20 anos de fundação, o AFCSC não havia ganhado nada, quando eu e outros jogadores chegamos para dar um reforço ao time, nós conseguimos e isso foi muito marcante. Ele é para mim uma família que dá apoio para tudo que eu precisar”.


Já para Ricardo Ramos De Oliveira, goleiro do Atlético desde 2006, “foi muito importante à conquista do campeonato Pernambuco e Paraíba realizado em Umbuzeiro. O time sempre batia na porta, mas naquele momento quebramos um tabu. Em três anos fomos campeões cinco vezes. Só tenho a agradecer, tentei por um tempo o profissional, mas não deu certo, estou satisfeito e é isso que importa”.

De acordo com Elias Alexandre Da Silva, membro da comissão de organização do campeonato municipal da Santa Cecília, a cidade com pouco mais de sete mil habitantes, já conta com 16 times. A organização, além da premiação custeia o material: bolas, redes e uniforme. Para ele, “o futebol amador é essencial, têm muitos jovens jogando e isso é bom, pois eles se interessam mais pelo esporte e não caem no caminho das drogas, é melhor o esporte ocupando a mente deles do que outra coisa” complementa Elias.

A Secretária de Infraestrutura do município, Geórgia Santana Pessoa, afirma que já existe um projeto para a reforma do campo municipal. “Já levamos uma equipe para o local, temos um croqui da área, a expectativa é que daqui para junho de 2019, sejam finalizadas as obras que estão em andamento no município, para que seja possível iniciar a do campo. Ela será feita com os recursos do município e contará com acessibilidade, banheiros femininos e arquibancadas, será bem planejada, destaca Geórgia”.

Por Josineide Barbosa - Graduanda em Jornalismo/UEPB
Fonte: Click na Noticia

Um comentário:

  1. valeu fabio bom time em manda um alou ao meu colega jaja padinha pele de ua i toda galerra ai

    ResponderExcluir