segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PERNAMBUCO SUPERA PRESSÃO DA TORCIDA PARAIBANA E CONQUISTA O OURO NO FUTSAL

Carlos Cavalcanti e Felipe Simplício marcam os gols na vitória por 2 x 1 na mais nova rivalidade dos Jogos Escolares.


Ginásio lotado, jogo nervoso e rivalidade sadia. Todos os ingredientes de uma partida decisiva estavam presentes no ginásio da Vila Olímpica da Parayba, na tarde da última quinta-feira, dia 29. Em uma final para encerrar com chave de ouro os Jogos Escolares da Juventude 2016, o Colégio BJ, de Recife (PE), derrotou o Instituto de Educação, de João Pessoa (PB), por 2 x 1 e conquistou o título inédito do futsal masculino da primeira divisão na competição para alunos-atletas de 12 a 14 anos.

A torcida fez o seu papel, os atletas da casa fizeram de tudo para conquistar o título, mas o time pernambucano superou todos os obstáculos para subir ao alto do pódio. Essa foi a segunda medalha de prata consecutiva da escola paraibana, que caiu em Fortaleza 2015 para uma equipe paulista.

“No ano passado a gente passou vergonha. Perdemos feio para esse mesmo time da Paraíba na nossa estréia. Por isso essa vitória tem um gostinho especial”, disse o camisa 10 da equipe pernambucana, Felipe Simplício.

Apesar da pressão da torcida, o time paraibano entrou em quadra nervoso e sofreu o primeiro gol pouco depois do apito inicial da partida. Carlos Cavalcanti aproveitou uma bobeada da defesa e colocou a bola no fundo da rede adversária: 1 x 0. Com dezenas de familiares e centenas de amigos e colegas de colégio na arquibancada, os paraibanos foram para cima do adversário, mas aí veio o segundo baque.

Em contra-ataque, Felipe Simplício chutou forte e aumentou a vantagem ainda no primeiro tempo. Pouco tempo depois, o habilidoso Deyvson Santos ainda podia ter aumentado o placar em duas oportunidades, mas o goleiro paraibano Francisco Lopes fez uma bela defesa e a trave salvou o time da casa.

Com gritos de “Ah! É Paraíba, Ah! É Paraíba” e “I.E.” “I.E.” (iniciais de Instituto de Educação), os paraibanos partiram para o ataque na etapa decisiva. O craque do time, Juan Silva, mais conhecido como Lobo, e o camisa 9, Diego Costa, só não diminuíram o placar porque o goleiro pernambucano, Felipe Agostinho, fez duas boas defesas.

Faltando pouco mais de 7 minutos para o fim, depois de grande jogada que envolveu todos os atletas paraibanos, Lobo entrou de carrinho e diminuiu o placar. A torcida foi à loucura. Os gritos de “Eu acredito! Eu acredito!” e “Guerreiro. Guerreiro. Time de Guerreiro” ecoavam por todo o ginásio. A torcida pernambucana era menor, mas não era pequena e respondia. “Ah! É Pernambuco”.

O tempo estava se esgotando. Com menos de 2 minutos para o apito final, o goleiro paraibano fez lançamento perfeito e Diego Costa cabeceou, mas Felipe Agostinho, em tarde inspirada, espalmou para escanteio com a ponta dos dedos. Faltando poucos segundos, os pernambucanos estouraram o limite de faltas, mas Francisco Lopes chutou o tiro livre direto nas mãos de Felipe.

Comemoração efusiva de um lado, choro do outro e mais uma nova rivalidade sadia nasce nos Jogos Escolares da Juventude. “Nem sei o que falar. Agora é levantar a cabeça”, lamentou Lobo, camisa 8 do time paraibano.

Bronze – Na disputa pela medalha de bronze, o Colégio Ibituruna, de Governador Valadares (MG), superou a Escola Luiza Maria Bernardes, de Penápolis (SP) por 7 x 4 e ficou em terceiro lugar na primeira divisão do futsal masculino. Gabriel Lima, Felipe Dutra e Pedro Corbeli marcaram dois gols cada e Vítor Soares completou o placar do time mineiro.

“Foi uma vitória importante. Nossa primeira competição nacional e vamos deixar João pessoa com a medalha de bronze no peito”, disse Gabriel. “Erramos demais ontem (derrota por 5 x 3 para o time paraibano), mas hoje foi bem diferente. Abrimos 3 x 0 no primeiro tempo e chegamos a ter cinco gols de vantagem. Essa medalha ficará guardada com muito carinho”, afirmou Felipe.

Fonte: COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário