segunda-feira, 1 de maio de 2017

O MN PAULO BARBOSA VENCE O XX TORNEIO DE XADREZ CIDADE DE ESPERANÇA



Confirmando o favoritismo e a excelente fase, o MN Paulo Barbosa sagrou-se ontem campeão do XX Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, recebendo o Troféu Vereador Luís Flávio Paiva e a premiação de 1.500 reais! Ele era o pré-ranqueado número um e fez valer sua condição para vencer categoricamente a competição, somando 5,5 pontos em 6,0 possíveis, o que lhe garantiu a primeira posição de forma isolada. O campeão teve pela frente adversários de destaque, o que valorizou ainda mais seu desempenho, tornando incontestável sua conquista! 

Como todos sabem, o MN Paulo Barbosa é o candidato mais próximo de conseguir o título de 3º Mestre FIDE da Paraíba, honraria que, há muitos anos, pertence apenas a dois nomes do Estado: Francisco Cavalcanti e Luismar Brito. 

E como todo bom campeão precisa de sorte, esta não faltou a Paulo Barbosa, na última rodada, em sua partida contra Rondinelle Pessoa. Ambos chegaram isolados, com 13 pontos, disputando diretamente o título. O vencedor seria o campeão. Num final de torre e peões, com notória igualdade, Paulo conseguiu uma vitória improvável, tirando o título da WFM Ramyres Coelho, que vencera sua partida e torcia por um empate entre os líderes! A estrela pernambucana acabou então num magnífico 2º lugar, desbancando muitos "marmanjos" de destaque do xadrez paraibano! 

Completando o pódio, na terceira posição, ficou Rondinelle Pessoa. Também foram premiados o quarto e o quinto colocados, Doriedson Lemos e Thiago Ribeiro, respectivamente. Por categoria, os vencedores foram: Valdemiza Gurgel (melhor feminino), João Tejo (melhor veterano), Hiarly Souto (melhor sub-16), Ivonaldo Emiliano (melhor esperancense), André Gomes (melhor sub-1800), Ivan Javier (melhor sub-1700).






Abaixo, trazemos a classificação completa desta competição, que contou com o bom número de 36 participantes. Decerto que eram esperados mais jogadores, principalmente dos Estados vizinhos (e mesmo da Paraíba), que historicamente costumam prestigiar o torneio de Joaquim Virgolino. Alguns fatores contribuíram para essas ausências, como a disputa do Zonal 2.4, em Florianópolis, neste mesmo final de semana, que atraiu muitos nordestinos, também assíduos frequentadores do torneio de Esperança. 

De toda sorte, o importante é manter a chama do xadrez sempre vigorosa. E dentro da realidade atual, o evento em Esperança trouxe sua inestimável e valorosa contribuição, ocorrendo de forma tranquila e organizada, com notável competitividade. O abnegado Joaquim Virgolino marca assim mais um importante tento na sua já consagrada biografia no xadrez paraibano. 


Destacamos também o apoio do médico e vereador Luís Paiva, dos diretores do Colégio GEO de Esperança, Daniela Torres e Fellipe Augusto, bem como do Prefeito de Remígio (vizinho de Esperança), Melchior Batista, que abriu solenemente a competição de Esperança, mostrando-se um entusiasta do nobre jogo, inclusive sinalizando para apoiar a realização de um torneio de xadrez também na sua cidade, ainda este ano.







Fonte e fotos: Reino de Caíssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário